Semana de Cultura Popular começa dia 20 na Ribeira

Semana de Cultura Popular começa dia 20 na Ribeira

scparte

A Prefeitura de Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes realizará a Semana de Cultura Popular que acontecerá nos dais 20, 21 e 22 de agosto, dentro das comemorações do aniversário de seis anos do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, inaugurado no dia 22 de agosto de 2008.

 

A programação será composta por violeiros, aboiador, declamador (poeta popular), boi de reis, pastoril, lapinha, joão redondo, feira de artesanato e outras atrações da cultura popular, tendo como objetivo de levar ao público mais uma opção de cultura, lazer e entretenimento a comunidade local aberta a visitantes de outras regiões.

 

A Semana propõe ainda, um grande encontro das artes envolvendo a cultura popular, criando oportunidades para o artista de expor e comercializar seus trabalhos sem a intervenção de atravessadores – uma nova alternativa de geração de renda para artistas e artesãos do RN.

 

Música e viola, teatro de bonecos – joão redondo, dança de roda e o boi de reis, artesanato e suas peculiaridades estarão integrados de forma a contemplar as diferentes categorias da cultura genuinamente popular, garantindo a participação maciça da comunidade local, do público cativo do segmento e de admirados da arte. O local da apresentação é um sitio histórico de relevante valor para a história da cidade do Natal, o Bairro da Ribeira,onde estão o Teatro Alberto Maranhão, o Museu de Cultura Popular, sede do IPHAN, antiga Escola Doméstica dentre outros bens do patrimônio arquitetônico da cidade do Natal. Na oportunidade serão convidadas as escolas públicas municipais, estaduais, Instituições culturais, brincantes, quadrilheiros, carnavalescos e representantes de segmento religiosos.

 

Programação da Semana de Cultura Popular

Horário Fixo: 15h às 22h

Abertura com artesanato do Município, intervenção artística e danças folclóricas,  boi de reis; teatro de bonecos – joão redondo, quadrilhas juninas e barracas de comida típicas, exposição figurino das quadrilhas campeãs dos festejos  Juninos), declamador, aboiador e violeiros.

 

OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS: procedimento para inscrições nos editais e cadastramento no CEMEC/Funcarte.

 

20 de Agosto 2014

15h – Abertura

– Vila Cultura – Artesanato local

16h – Apresentação de João Redondo

19h – Apresentação do Boi de Reis do Bom Pastor

20h – Apresentação da Quadrilha Junina Beijoqueiros

 

21 de Agosto 2014

15h – Vila Cultura – Artesanato local

16h – Auditório do Museu de Cultura Popular – Palestra: Gestão em Projetos & Politicas Públicas com o Consultor Josenilton Tavares (Certificado)

18h – Lançamento do Livro “Pedro Bandeira da Cantoria” – Autor Aquino Neto

19h – Apresentação de Lapinha de Ponta Negra

20h – Maracatu – candomblé de Parnamirim

21h – Apresentação da Quadrilha Tradicional Campeã do XXVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal: BRILHO MATUTO

 

22 de Agosto 2014

15h – Vila Cultura – Artesanato local

19h – Encontro de Violeiros

 

Aboiador: Amâncio Sobrinho

Declamador: Bob Mota & Xexeu

 

Duplas:

Ivanildo Vila Nova x Raulino Silva

Antônio Lisboa x Edmilson Ferreira

Severino Dionísio x Edvaldo Zuzu

Pedro Bandeira x Zé Morais

Helânio Moreira x Felipe Pereira

 

Local: Largo Dom Bosco – Praça Augusto Severo

Ribeira – Natal RN

Datas: 20, 21 e 22/08/2014

 

× Como posso te ajudar?