Natal Fest Gourmet coloca tempero potiguar na Praça

Natal Fest Gourmet coloca tempero potiguar na Praça

Instrutores-do-Senac-RN-Rodrigo-Santana-e-Elizabeth-Assunção

 

A gastronomia de fim de ano em Natal sai dos ambientes fechados para ocupar as ruas. De 2 a 4 de novembro, abre o calendário da cidade o Natal Fest Gourmet — Gastronomia e Cultura, na praça Augusto Severo, Ribeira. O local é porta de entrada do bairro histórico, onde estão localizados o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e o Teatro Alberto Maranhão, espaço onde será realizado posteriormente o Festival Literário de Natal e o Festival de Violeiros.

O Natal Fest gourmet contará com praça gastronômica com cinco  restaurantes, concurso, palestras, oficinas na Arena Senac de Gastronomia e exposição de produtos gastronômicos. Completam a programação os shows musicais e uma galeria de arte com exposição de 30 trabalhos de 15 artistas visuais, sob a curadoria de Vatenor Oliveira.

O festival tem incentivos da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, patrocínio do hotel Praia Mar e Ocean Palace. Sua realização conta com as parcerias da Fecomércio, Sesc, Senac e Sebrae-RN. A direção e produção geral é do empresário Habib Chalita Júnior.

Os restaurantes Paçoca de Pilão (Regional), Cozinha Ecológica dos chefs Deborah Sá e Marcelo de Medeiros (Vegana contemporânea), Chopp & Camarão (Frutos do mar), Restaurante do Bidoca (carnes e cozinha regional) e a Caroli Doces estarão na praia. Cada estabelecimento contará com uma praça própria e um menu com dez pratos acessíveis, sendo um deles gourmet, criado pelo restaurante. A carta de vinhos será da Adega São Cristóvão.

 

SHOWS MUSICAIS DAS 18H30 ÀS 2h

A programação musical oferecida pelo I Natal Fest Gourmet vai contemplar algumas feras da música potiguar. Na quinta-feira (2/11) quem abre a programação é o multi-instrumentista, cantor e compositor Sami Tarik, o “Executivo do Pandeiro”, com show das 18h30 às 21h30.  Na sequência, entre 21h30 a 0h30, sobe ao palco a intérprete Dani Lucas, cantando bossa nova. A cantora Daniela Fernandes foi convidada a encerrar todas as noites do Festival. Intérprete da nova geração que vem se destacando nos palcos locais, Daniele tem uma formação que transita entre a dança e música, mas ficou conhecida da cena cultural por dar voz à famosa Roda de Samba Ribeira Boêmia.

Na sexta-feira (3/11), o choro toma conta da praça. O quarteto Regional Choro da Terra promete encantar com seu repertório atemporal de grandes mestres do choro. O grupo uniu os instrumentistas Anchieta Menezes, Jonathas Marques, David Silva e Cesar Sampaio em torno do compromisso de valorizar e divulgar autores que fizeram e fazem o acervo de nossa música brasileira, de  Chiquinha Gonzaga (Gaúcho o Corta-Jaca) a K-Ximbinho  (Sonoroso); de Pixinguinha (Vou Vivendo e Carinhoso) a Zé Menezes (Encabulado).

No sábado, a partir das 18h, o virtuosismo sonoro do contrabaixista Sérgio Groove dá o tom da noite. Ele se apresenta acompanhado do saxofonista Ozi Cavalcante e o baterista Daniel Grossmann. Groove é baixista e multi-instrumentista, arranjador e compositor, com 25 anos de carreira, trajetória em que integrou várias bandas, produziu mais de 200 discos e atuou em diversos festivais instrumentais brasileiros e internacionais

CONCURSO INÉDITO E COZINHA AO VIVO

Depois de mais de 30 inscritos e dez receitas selecionadas, o Concurso Popular de Gastronomia, uma parceria Natal Fest Gourmet e Senac RN, escolheu os 4 semifinalistas que cozinharão ao vivo durante o Natal Fest Gourmet: João da Silva com a receita ‘Preto no Branco — bacalhau com arroz negro’; Maria Aparecida dos Santos com ‘Nhoque de Batata Doce e Almôndegas de Cordeiro com Molho Pesto de Hortelã’; Maria Stella Albuquerque de Farias e o ‘Camarão a Pasta de Cenoura com Jerimum’; Samara Cristina Soares dos Santos com a ‘Trilogia de Porco’.

O I Concurso Popular de Gastronomia foi lançado em outubro, onde os participantes de toda Grande Natal puderam se inscrever enviando 1 receita gravada em vídeo de 5 minutos. Dentre as mais de 30 inscritas, foram classificadas dez receitas e seus respectivos cozinheiros tiveram a oportunidade de prepará-las ao vivo, na etapa presencial realizada no laboratório de gastronomia do Senac, Centro, dia 27. Depois de avaliados pela curadoria do Senac, quatro participantes foram escolhidos para estar na semifinal que ocorrerá durante o Natal Fest Gourmet, no sábado, 4 de novembro, a partir das 18h30.

Na Arena Senac de Gastronomia, os quatro chefs participarão da ‘Batalha de risoto de camarão’. Os dois melhores risotos/competidores se enfrentarão mais uma vez ao vivo, ao final da noite cada um receberá uma caixa com ingredientes surpresa e teremos o campeão.

Além do concurso ao vivo, a Arena Senac de Gastronomia contará com várias oficinas de chefs convidados, como François Schmmitt, e profissionais do Senac RN.

INGRESSOS BENEFICENTES

O Natal Fest Gourmet firmou uma parceria com o SESC RN em prol do programa Mesa Brasil, a rede nacional de voluntários voltada para captação de banco de alimentos para assistir entidades e pessoas com vulnerabilidade alimentar. Mil ingressos foram doados pelo festival para que o SESC possa trocá-los por 1 lata de leite em pó (ou o similar em pacote).  Os ingressos valem para o primeiro dia do evento (quinta-feira, dia 2) e podem ser trocados em todas as unidades do SESC de Natal e região Metropolitana. Os pontos de troca são o Sesc cidade alta, Sesc Zona norte, Potilandia, Sesc Macaíba, Sesc Ponta Negra e Sesc Enseada Praia Hotel Ponta Negra.

 

Para acompanhar as novidades, siga o FestGourmet no perfil oficial no Instagram (www.instagram.com/natalfestgourmet/).

 

SERVIÇO

I Natal Fest Gourmet

Abertura do Natal em Natal, dias 2, 3 e 4

De novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira

(no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão)

Horário: Das 18h30 às 2h.

Realização: Habib Chalita Júnior

× Como posso te ajudar?