FESTIVAL CINE SOL MOSTRA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POTIGUAR EM DEBATES, LANÇAMENTOS E CONVIDADOS ESPECIAIS

FESTIVAL CINE SOL MOSTRA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL POTIGUAR EM DEBATES, LANÇAMENTOS E CONVIDADOS ESPECIAIS

De quarta (8) a sábado (11), Cine Sol vai reunir produtores, promover exibições inéditas de obras potiguares e debates 

 

WhatsApp Image 2017-11-06 at 09.47.21 (1)

A Ribeira não será somente da literatura e da música. Também será do cinema, da produção audiovisual, dos realizadores, produtores e de toda a cadeia produtiva deste segmento no Estado. A partir desta quarta-feira (8), dentro do Festival Literário de Natal (FLIN), a Prefeitura do Natal apresenta o Festival Cine Sol, na praça Augusto Severo. O projeto faz parte do calendário do Natal em Natal.

O Cine Sol é um projeto plural, com destaque para o diálogo entre o cinema e literatura, cinema nordestino, lançamentos de filmes e também exibições inéditas no RN. Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão: “O CINE SOL é antes de tudo uma ação solidária que reúne uma programação guarda-chuva, fruto da parceria da Funcarte com os diversos festivais que acontecem na nossa cidade: Fest Natal, Goiamum, Urbano Cine e FICI”.

WhatsApp Image 2017-11-06 at 09.47.21

Nos últimos anos, o segmento recebeu importantes investimentos da Prefeitura do Natal através de editais de fomento como o Cine Natal. Graças também as parcerias e discussões com o segmento local, a programação do Cine Sol contempla todas as vertentes.

milton

Na quarta-feira o Cine Sol começa com a exibição do curta-metragem “Mar de Zila”, de Ariane Mondo. Depois haverá um bate papo com a realizadora, além da exibição do longa-metragem “Torquato Neto Todas as Horas do Fim” de Marcus Fernando e Eduardo Ades (também haverá bate papo com Marcus Fernando pós exibição).

WhatsApp Image 2017-11-06 at 09.47.29

Na quinta-feira (9) serão exibidos trechos dos projetos “Todavia”, de  Herison Pedro, o curta-metragem “O Velho Rei” (9’)  e “Doido Lelé” , seguidos da Mesa Redonda “Representatividade Negra no Audiovisual” com Herison Pedro (RN), Milton Gonçalves e Ceci Alves (BA) com mediação de Gilson Rodrigues (RN). Depois tem o debate  “CINEMA: do roteiro ao mercado”, com João Falcão (RJ) e mediação de Ruy Rocha.

Na sexta-feira o Cine sol continua com a exibição do Teaser do curta “A Parteira”, de Catarina Doolan e da exibição do Longa-Metragem “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky. Depois tem mesa redonda “Protagonismo Feminino no Cinema” com Catarina Doolan (RN), Bárbara Cariry (CE), Carla Camurati (RJ) e Laís Bodansky (SP) com mediação de Dênia Cruz. À noite tem exibição do curta-metragem “No Fim de Tudo”, do longa-metragem “Divinas Divas”  e um bate-papo com Jane di Castro (Divinas Divas) e André Santos (No Fim de Tudo).

WhatsApp Image 2017-11-06 at 09.47.30

 

No sábado tem Talk Show com a dubladora Taryn Szpilman (RJ) e canções do filme FROZEN. Exibição do longa-metragem “SAUDADE”,de  Paulo Caldas e um bate papo com o produtor. Depois tem a mesa Redonda “O Nordeste na Cena Contemporânea” com César Ferrário (RN), Zezita Matos (PB), Luiz Carlos Vasconcelos (PB) e Paulo Caldas (PE) com mediação de Durval Muniz (UFRN).

WhatsApp Image 2017-11-06 at 10.12.35

À noite tem exibição do curta-metragem “Leningrado, Linha 41”, com bate papo com Dênia Cruz . E a partir das 20h tem Lançamento do longa-metragem “Chapéu Estrelado” e um bate papo com Silvio Coutinho e para fechar o Cine sol haverá uma homenagem aos 30 anos do festival de Cinema de Natal, o FestNatal.

Podemos destacar na programação o lançamento do filme Leningrado, linha 41. Foi financiado através de edital da Prefeitura do Natal. O documentário sobre o assentamento é um registro único e importante”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO

 

QUARTA-FEIRA|08.11

Local: Tenda Moacy Cirne

19h00: Exibição do curta-metragem “Mar de Zila” |Ariane Mondo (29’)

19h30: Bate-papo com Ariane Mondo.

20h00: Exibição do longa-metragem “Torquato Neto Todas as Horas do Fim” |Marcus Fernando e Eduardo Ades (87’)

21h30: Bate-papo com Marcus Fernando.

 

QUINTA-FEIRA|09.11

Local: Tenda Moacy Cirne

19h00: Mesa Redonda “CINEMA: do roteiro ao mercado”, com João Falcão (RJ) | Mediação: Ruy Rocha.

20h00: Exibição de trechos do projeto “Todavia” | Herison Pedro (5’)

20h10: Exibição do curta-metragem “O Velho Rei” (9’) | “Doido Lelé” |Ceci Alves (17’)

20h45: Mesa Redonda “Representatividade Negra no Audiovisual” com Herison Pedro (RN), Ceci Alves (BA) e Milton Gonçalves (RJ) | Mediação: Gilson Rodrigues (RN)

SEXTA-FEIRA|10.11

Local: Tenda Moacy Cirne

14h00: Exibição do Teaser do curta “A Parteira” | Catarina Doolan (1’21’’)

14h05: Exibição do Longa-Metragem “Como Nossos Pais” | Laís Bodanzky (102’)

15h50: Mesa Redonda “Protagonismo Feminino no Cinema” com Catarina Doolan (RN), Bárbara Cariry (CE), Carla Camurati (RJ) e Laís Bodansky (SP)|mediação: Dênia Cruz

19h:10: Exibição do curta-metragem “No Fim de Tudo” | Victor Ciríaco (14’)

19h30: Exibição do longa-metragem “Divinas Divas” | Leandra Leal (110’)

21h25 Bate-papo com Jane di Castro (Divinas Divas) e André Santos (No Fim de Tudo)

SÁBADO|11.11

Local: Tenda Moacy Cirne

10h00: Talk Show com a dubladora Taryn Szpilman (RJ) e canções do filme FROZEN.

14h00: Exibição do longa-metragem SAUDADE” | Paulo Caldas (78’)

15h35: Bate-papo com Paulo Caldas

16h10: Mesa Redonda “O Nordeste na Cena Contemporânea” com César Ferrário (RN), Zezita Matos (PB), Luiz Carlos Vasconcelos (PB) e Paulo Caldas (PE). Mediação: Durval Muniz (UFRN).

19h00: Exibição do curta-metragem “Leningrado, Linha 41” |Dênia Cruz (20’)

19h30: Bate-papo com Dênia Cruz

20h00: Lançamento do longa-metragem “Chapéu Estrelado” | Silvio Coutinho (90’)

21h30: Bate-Papo com Silvio Coutinho

22h00: HOMENAGEM AOS 30 ANOS DO FEST NATAL

× Como posso te ajudar?