ESCLARECIMENTO TRAVESSA PAX – ESPAÇO CULTURAL K-XIMBINHO

ESCLARECIMENTO TRAVESSA PAX – ESPAÇO CULTURAL K-XIMBINHO

Diante dos comentários sobre a situação da Travessa Pax (Espaço Cultural K-Ximbinho), a Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte) vem a público esclarecer a opinião pública e rememorar todo o processo e recuperação daquela área.
A revitalização, restauração e urbanização (em andamento) da Travessa Pax passou por todos os trâmites e fiscalização perante o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional).
Desde o primeiro momento com a interdição do espaço para passagem de veículos, limpeza do terreno e a consequente fixação das pedras de acordo com as indicações dos técnicos do Iphan. Depois com a iluminação, bancos de granito e painel de grafitti dos artistas potiguares Miguel Carcará e Flávio Freitas.
A travessa Pax homenageia o potiguar K-Ximbinho e abrigou em 2018 e 2019 projetos de Choro, Samba e ensaios de agremiações carnavalescas. Antes deste processo de revitalização – que está em curso – a Travessa era parte integrante da chamada Cracolândia do Centro, onde dependentes químicos consumiam drogas e dormiam, além do intenso transito de veículos que provocou danos ao histórico calçamento.
O projeto de jardinagem também está aprovado pelo Iphan (que fiscaliza a obra de forma permanente). Os bancos fixados são de granito e foram confeccionados pelo escultor Emanoel Câmara, que atualmente trabalha na estátua de Iemanjá e confeccionou também as estátuas dos Reis Magos que estão no Memorial Natal (Parque D. Nivaldo Monte).
O projeto, de autoria da arquiteta Sofia Mota e do engenheiro Carlos Augusto, foi uma doação à cidade dentro do processo de revitalização do Centro Histórico de Natal.
Desde seu nascedouro, a revitalização teve participação das Secretarias de Trânsito (interdição), Urbana (limpeza) e Obras (fixação das novas pedras de acordo com o determinado pelo Iphan inclusive com fiscalização do órgão).
Vale salientar que todo o processo de dignificação do espaço ainda está andamento, faltando o paisagismo, a colocação de um pequeno palco de acordo com o aprovado pelo Iphan e também lixeiras, além da restauração do grafitti (processo normal de arte urbana exposta às condições climatológicas e de estado daquela parede).
Todos os cuidados foram tomados de acordo com as recomendações dos especialistas (Historiadores, Pesquisadores e Museólogos). Desde a utilização em sua restauração das pedras ferruginosas originais para manter o padrão, instalação dos bancos, iluminação e limpeza.
O processo está em andamento para conclusão para a retomada da agenda cultural dentro do processo de revitalização do Centro Histórico.

Atenciosamente e sempre à disposição,
Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte)

× Como posso te ajudar?