A VEZ DO BALÉ NO NATAL EM NATAL. DIA 15 TEM APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “O LAGO DOS CISNES – O SONHO DE UM PRÍNCIPE”

A VEZ DO BALÉ NO NATAL EM NATAL. DIA 15 TEM APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “O LAGO DOS CISNES – O SONHO DE UM PRÍNCIPE”

ballettop

O Balé também tem lugar de destaque na programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte).

E para comemorar em alto estilo os 40 anos de atividades do Balé Municipal, o Setor de Dança da Secult/Funcarte preparou um dos clássicos mundiais para  deleite do público: “O Lago dos Cisnes – O Sonho de um Príncipe”. O espetáculo será no dia 15 de dezembro, a partir das 18h, no Teatro Riachuelo.

Em cena estarão 200 bailarinos da escola se misturam a 30 bailarinos convidados, sendo dois deles, do Balé Municipal de São Paulo (Paula Penachio e Fellipe Camarotto). A apresentação terá entrada gratuita e na próxima semana será divulgada a forma de retirar antecipadamente os ingressos.

De acordo com o diretor da escola, Dimas Carlos, os bailarinos começaram a se preparar desde o final do primeiro semestre, a partir de uma seleção especial para decidir quais alunos estariam presentes no espetáculo que encerra o ano letivo do Balé. “Fizemos uma espécie de audição para selecionar os alunos que estariam no espetáculo”, resume Dimas.

Além do Balé Municipal de Natal outras 4 escolas também foram convidadas para a apresentação, por um motivo especial. “Decidimos convidar as escolas que são dirigidas por ex-alunos ou ex-professores do Balé, como uma forma de reunir a família mesmo”, frisa.

A versão potiguar para o clássico de Tchaikovsky traz ainda um apelo à paz, como explica Dimas. “Na história original, o príncipe caça os cisnes para matar, quando então descobre que um deles é uma princesa. Na nossa versão, um pequeno camponês impede o caçador de matar os animais, fazendo uma referência ao desarmamento”, esclarece sobre a história de amor entre o príncipe Siegfried e a princesa Odette.

Atualmente o Balé Municipal de Natal conta com 295 alunos, divididos em 12 turmas de Balé Clássico. A partir de 2015, em uma ação inédita, a escola também vai oferecer no período noturno, a disciplina de “Danças Integradas”, misturando danças regionais nordestinas, com demais ritmos brasileiros e norte americanos.

“O Lago dos Cisnes – O Sonho de Um Príncipe” será apresentado no Teatro Riachuelo, dia 15 de dezembro, e também no dia 20 de dezembro às 16h na Cidade da Criança, à pedido da Fundação José Augusto (FJA), mas sem a presença dos solistas do Balé Municipal de SP, e os demais convidados das escolas de dança de Natal. “Serão apenas os alunos da escola mesmo”, ressalta Dimas.

 

Natal em Natal 2014

O Lago dos Cisnes – O Sonho de um Príncipe”

Dia 15 de dezembro, a partir das 18h.

Teatro Riachuelo.

 

Natal em Natal nas redes sociais

Tudo sobre os projetos do Natal em Natal 2014 pode ser encontrado nos sites www.natalemnatal2014.com ewww.blogdaguncarte.com.br ou nas redes sociais da Prefeitura do Natal e ainda no aplicativo da Telepesquisa (maior empresa de repasse de informações do Rio Grande do Norte) e seu Aplicativo na APP Store e Google Play .

 

 

Para entrevistas:

Dimas Carlos (8819-8284)

× Como posso te ajudar?