EPIMENTA

Grupos e projetos selecionados através de edital inédito irão levar apresentações para os alunos da rede pública

 

         A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Cultura/Funcarte divulgou os grupos e espetáculos contemplados através do edital “Roosevelt Pimenta de Dança”. O total do investimento no edital foi de R$ 150 mil.

O edital é inédito para o segmento da dança em Natal e selecionou grupos e projetos através de uma curadoria formada por Gilmar Sampaio, do Balé Castro Alves (Salvador-BA) e também pelos técnicos Frederico Cavalcanti e Bruna Magnano.

O edital foi elaborado e discutido com o setor de dança de Natal e teve coordenação do Setor de Dança da Prefeitura do Natal, sob o comando do coreógrafo e bailarino Dimas Carlos.

Além do caráter inédito do edital, houve também a preocupação de prestigiar grupos de dança de territórios criativos que existem há décadas na cidade, mas que não são constituídos como pessoas jurídicas e jamais tiveram oportunidade de participar de um edital do segmento.

Cada grupo que foi selecionado pelos técnicos fará oito espetáculos, sendo seis deles em escolas públicas de Natal.

Na categoria Montagem, os contemplados irão montar o espetáculo a partir deste ano para apresentações também em 2015.

Foram selecionados os projetos “Gira Dança 10 anos”, da Associação Gira Dança, “Mar Invisível”, de Anderson de Souza Leão; “Dançando nas Dunas”, de Marcos Sá de Paula; “A Poética no Espaço”, de Álvaro Filipe Dantas; “Agosto”, de Tházio Menezes; “Quer Tc?”, da Bololô Cia. Cênica;  “Eu, Tu, Ela Clarice”, de Érica Pelicano Ribeiro e “Nammu”, de Ana Cláudia Albano Viana.

A relação de selecionados e detalhes do processo estão no Diário Oficial do Município, no link:

http://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20141027.pdf

Aulas com Gilmar Sampaio

Em sua estadia em Natal para avaliar os projetos do edital “Roosevelt Pimenta de Dança”, o mestre Gilmar Sampaio aproveitou para ensinar suas técnicas aos alunos da Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta e também aos professores do Núcleo de Dança da Secult/Funcarte.

Os ensaios serviram se preparação para o espetáculo  “O LAGO DOS CISNES” que será encenado no Natal em Natal 2014.

Em anexo a foto de Gilmar Sampaio, mestre do Bale Castro Alves, durante aula para os alunos da escola de Balé da Prefeitura do Natal.

Para entrevistas

Dimas Carlos (Chefe do Setor de Dança da Secult/Funcarte)

8819-8284