A praia de Ponta Negra recebe neste sábado (09) uma ação do Nossa Orla, projeto realizado pela Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) que oferece uma série de atividades de esporte, lazer, saúde e qualidade de vida aos natalenses e turistas que frequentam as praias da capital. A programação acontece das 08h às 14h próximo ao morro do Careca, cartão-postal da cidade do Natal.

Essa edição tem atenção voltada a portadores de necessidades especiais. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) vai levar recreação infantil inclusiva e atividades de lazer para esse público. O programa Praia Inclusiva, desenvolvido pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (SADEF) também vai estar com estrutura no local, tendo cadeiras anfíbias e coletes salva-vidas oferecendo acesso ao mar a pessoas com deficiência física, visual, intelectual e mental.

O paradesporto também estará presente na orla, com futebol para amputados e vôlei sentado. Para a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, atividades esportivas de inclusão são importantes no sentido de educar os atletas e o público. “Desenvolver e trabalhar o esporte como forma educacional de inclusão, seja ela social ou paradesportiva, motiva os integrantes e promove reflexão social nas pessoas”, indica.

Ainda serão oferecidas atividades às famílias e banhistas como stand up paddle, caiaque e atrações culturais, em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai estar com um posto para aferição de pressão, vacinas e testes de glicemia, HIV e sífilis. A atividades integra umas das ações do Dezembro Vermelho, que visa chamar atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV.

O Nossa Orla está em sua terceira edição e ocorre dentro da programação do Natal em Natal. A cada sábado uma praia da capital potiguar recebe as intervenções educativas. Em 2017 já aconteceram ações nas praias da Redinha e Areia Preta. O encerramento do programa em 2017 acontece próximo fim de semana, na Redinha, com o resultado do 2º Festival da Ginga.